Tríade do Tempo

Como você divide seu tempo? Onde você gasta seu tempo? Muitas vezes não percebemos que atividades “inocentes” e ou simples (circunstanciais) consomem um tempo muito grande e impedem que façamos as que realmente são importantes.

Existem vários testes em vários canais, todos a um click do mouse, eu utilizo o que me foi apresentado na formação de Coach pelo IBC, vamos ver como você está utilizando seu tempo?

Mas antes, um breve resumo... Tríade do Tempo é um conceito criado pelo Christian Barbosa, maior especialista do país em produtividade, utilizado para mostrar que nossas atividades podem ser divididas em três grandes esferas – importante, urgente e circunstancial – e que o equilíbrio dessas categorias está diretamente relacionado à nossa qualidade de vida.

Esfera Importante

Refere-se a todas as atividades que são relevantes para nossa vida, têm prazos para execução e nunca são urgentes. Administrar nossas finanças, fazer nossa declaração de imposto de renda, preparar os relatórios mensais e etc. Geralmente uma tarefa importante não executada em seu tempo, torna-se algo urgente.

Esfera Urgente

São as atividades para as quais nosso tempo está curto ou já se esgotou, são as coisas que chegam de forma inesperada e sempre “para ontem”, demandas que não estavam programadas (trabalho) ou problemas de saúde (particular).

Esfera Circunstancial

Aqui estão concentradas todas as atividades desnecessárias ou feitas de forma excessiva, como redes sociais por exemplo. E com certeza a esfera que deve ser evitada (seu excesso) a qualquer custo.

Aprendi na minha formação de Coach que estas esferas não se misturam, se algo é importante jamais será urgente ao mesmo tempo, pois se for importante tem prazo e se executado dentro desse prazo, como vimos acima, não será urgente. Muitas pessoas gastam tempo demais em certas tarefas por acreditarem, que por serem importantes e também urgentes, proporcionam bons resultados.

A Tríade do Tempo também é um indicador gráfico de como está sua produtividade pessoal. Uma tríade próxima da ideal deve apresentar, mais ou menos, o seguinte resultado:

Esfera da Importância: 70%

Esfera da Urgência: 20%

Esfera Circunstancial: 10%

Em uma pesquisa realizada por Christian Barbosa, entre 2005 e 2008, o especialista descobriu que a comparação entre a tríade feminina e tríade masculina estria representada:

teste - tríade do tempo

Marque: 1 – Nunca; 2 – Raramente; 3 – Às Vezes; 4 – Quase sempre; 5 – Sempre.

TOTAL GERAL (SOMA DE A, B e C) = ___________________________

Vamos agora descobrir a porcentagem de seu tempo em cada tarefe da tríade. Siga as instruções abaixo utilizando de uma calculadora para as contas e anote a porcentagem de cada esfera no campo correspondente da tríade.

 

Esfera da importância:

Total de B dividido pelo total geral e multiplicado por 100 = _________________

 

Esfera da urgência:

Total de C dividido pelo total geral e multiplicado por 100 = _________________

 

Esfera da circunstância:

Total de A dividido pelo total geral e multiplicado por 100 = _________________

Como fazer uma boa gestão do tempo?

Agora que entendemos um pouco mais sobre o tempo ou como ele é consumido, como podemos ajustar isso? Vamos trabalhar o tempo ao nosso favor?

Existem inúmeras publicações que tratam o assunto, cada qual com sua orientação e sua lógica, escolhi estes por resumirem todos os demais:

8 passos para fazer uma boa gestão do tempo:

  • Faça o planejamento. Planeje seu dia com bastante antecedência, se possível planeje a semana toda (toda a segunda pela manhã);

  • Defina metas e objetivos, para grandes objetivos divida-os em metas menores e atingíveis,

  • Defina prazos, que sejam administráveis e realistas;

  • Diga “não”, lembre-se do tamanho do seu abraço, não tente abraçar o mundo;

  • Priorize tarefas, você sabe quais devem ser feitas antes das outras;

  • Gaste o tempo certo na atividade certa, não reinvente a roda;

  • Faça pausas durante o seu dia, o cansaço é um fator que baixa a produtividade;

  • Delegue, você não precisa e nem pode fazer tudo.

 

Tem um pensamento do Dalai Lama que podemos deixar para fechar nosso artigo, já que tomei muito o tempo de vocês: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle